sobre o zero ou o incentivo a usar mota na cidade...

a mota é um meio de transporte caro.
não é pelo consumo de combustível que normalmente é baixo,
não é pelo custo de manutenção.
não é pelo estacionamento (que em lisboa é anedótico, está sempre ocupado por carros e depois admiram-se que se estacione em cima do passeios).
andar de mota é caro porque:
o imposto pago no acto de compra é para artigos de luxo,
o seguro é mais caro e menos vantajoso que o dos carros,
a liberalização da condução de motas até aos 125cc uma miragem e as cartas caríssimas,
o estado das estradas na capital são dignas de um "dakar" e feitas para que o motociclista se espalhe ao comprido a cada buraco, lomba ou carril,
não há descontos em portagens de autoestradas ou pontes (como em qualquer país civilizado),
e o IMV, vulgo selo, é muito mais caro que o dos carros.

numa cidade em que o trânsito é caótico, o estacionamento uma loucura, a utilização abusiva do carro por toda a gente é considerado praga, a poluição do ar pelos escapes em escalada, e em que não havendo acessos planos a toda a cidade a mota seria uma solução, o incentivo a utilizá-la é zero.
e assim se vai continuar a ver o "zé tuga" a andar sozinho num carro de 4 lugares em percursos congestionados e curtos, a ver carros parados em segundas e terceiras filas no centro de lisboa e o governos a dizer aqui d'el rey que estamos mal de défice a aumentar a gasolina.
e incentivos para andar de mota:
zero.

menos que zero.

apesar de todos os contras eu vou andar de mota.
pelo ambiente,
pela qualidade de vida e
pela minha sanidade mental.

obrigado.

6 comentários:

polegar disse...

um forte aplauso
um forte abraço
e a certeza de que serás sempre acompanhado pela santidade dos meus quartos traseiros ;)

já agora, sugiro que exponhas preto no branco (aqui é branco no preto) o preço do selo do carro e o da mota. para que não restem dúvidas ao incentivo...

espantaespiritos disse...

ora bem, só em termo de comparação aqui vai:

pequeno carro de 1000cc de cilindrada de 2006 - 16.10€

mota de 650 cc de cilindrada de 2001 - 54,64€

fica claro?

Simão disse...

dass... fica claro e nao fica! é incompreensivel que assim seja.
Olha, eu não tenho mota, mas agora ando de bicicleta em Paris. (www.velib.paris.fr) :)

polegar disse...

pois é, grande iniciativa essa! achei fantástico, quando soube. barcelona também tem e acho essencial.

obviamente que não se pode aplicar a uma cidade como Lisboa, que é só colinas.

a alternativa seria (e porque não) com bicicletas a motor...

mas já imaginaste que raio de empresa (mesmo que municipal) faria um empreendimento desses com os selos das motas a custar esta enormidade... não rende ;)

espantaespiritos disse...

caro simão: eu sou muito teu amigo e acho-te uma pessoa impecável, mas lembra-me da próxima vez que te vir (que seja breve) de te dar uma carga de porrada valente só pelo simples facto de morares na cidade que eu invejo.
um grande abraço para ti e para a esposa.
tenho dito :)

Simão disse...

Polegar: por acaso isso das colinas é um problema mesmo. Aqui ha dias mostravam que as bicicletas funcionam como o sistema dos "vasos comunicantes". Ou seja, as estaçoes que estão em pontos altos como montmartre ou buttes-chaumont estão sempre vazias. O pessoal descer desce, mas pedal la para cima... vai la vai!

Espantaespiritos: tu e mais quantas fotografias? :p Es tu a querer morar aqui e eu a querer fugir daqui!

Beijos dos dois pros dois!