aprender a desenhar



os 2 ou 3 leitores deste blog, com certeza que já se tiveram de deparar com alguns dos rabiscos que tenho vindo a fazer ao longo dos últimos tempos.
hoje trago-vos aqui uma obra de inspiração adaptativa, vulgo cópia a olho, baseada numa imagem de um catálogo de tintas ou assim (que eu não percebi bem).
chamo-lhe inspiração adaptativa pois tentei copiar um desenho e saiu-me outro (a senhora) e uma obra original que é o pequeno canídeo que se encontra apenso ao fim da linha mal traçada que pretende ser uma trela.
mas isto vai acabar.
(palmas... muitas e muitas palmas, ovação de pé...)
não os rabiscos.
(ohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!)
vou começar a desenhar melhor.
isto porque me foi facultada a obra pintar&desenhar das edições alfa. (a antiga sem cd's).
comecei antes de ontem a fazer os exercícios e se me seguisse pelas imagens da publicação, hoje mandar-me-ia de um penhasco alto em desespero, pois não consigo fazer nada do que está lá como deve de ser.
estes livros do faça você mesmo sofrem do mesmo mal que as instruções de máquinas fotográficas (disso posso falar com propriedade pois é o meu ramo de trabalho. não os livros de instruções... a fotografia... adiante...).
são demasiado ligeiros para quem percebe do assunto e por isso não servem para nada, e demasiado vagos para quem quer aprender sem mestre e por isso muito frustrantes.
o que me vale é que tenho uma SANTA em casa que olha para aquilo e me dá dicas.
senão era o penhasco.
mas quando acabar de fazer os exercícios dos 8 volumes da obra lá para 2100, espero poder dizer: eu sei desenhar!
e os 2 ou 3 leitores deixam de ver rabisquinhos amadores...
um bem haja e obrigado pela paciência...

5 comentários:

polegar disse...

o que acho incrível é a tua capacidade de pegar nos livros e te dedicares com tanto afinco.
uma paixão de tantos anos pelo desenho e tive eu de pegar em meia dúzia de lápis, meter-te o papel à frente e dizer: se gostas, rabisca para aí. é tudo treino.

e é mesmo, ora bolas. já te têm saído umas coisas bem jeitosas e agora só tens de lutar com os vícios.

cá estou para ajudar no [pouco] que sei. é que assim, da próxima ficas tu enfiado na banheira durante 8 horas com a tinta de mosaico ;)

espantaespiritos disse...

polegar: sabia que havia água no bico... vou reciclar os livros caramba!!!! :P

Sara disse...

Estou demasiado desapontada para comentar... Houve ali uma esperança vã que tu parasses com os rabiscos, de facto... mas assim...


(BRINCADEIRINHA...)

Amo seus rabiscos... e... ok, aprende lá a desenhar qual picasso - se é mesmo isso que queres (ler com voz de mágoa) - mas não percas o teu traço...
Digo eu, que sou uma pessoa sem credibilidade nenhuma para avaliar desenhos, que muito amo os seus traços e lhes acho muita piada...
Por isso, não percas essa capacidade de dar "personalidade" aos teus desenhos... ainda que desenhes tão bem que metas nojo!...

(ama o meu swing entre "tu"e "você" na mesma frase?!?!)

polegar disse...

tás a ver, tás a ver? não sou só eu a achar que tens um traço maravilhoso :P que te sirva de alguma coisa, já que em mim não acreditas...

Sara disse...

Já que falamos em traços, menina polegar, também tenho saudades de ver seus rabiscos... =)


(eu sou a maior "pedinchas" destes blogs... é fenomenal!!!)